Essas 7 lições vão tornar você melhor

A filosofia estóica ajuda a viver melhor. Essas 7 lições dos estóicos são o que há de melhor para superar suas dificuldades e viver melhor.

O reinado de Marco Aurélio de 161 a 180 foi definido por uma pandemia (que se originou no leste distante e rapidamente dominou as instituições de Roma), agitação civil, guerras intermináveis ​​nas províncias, questões de saúde pessoal, decadência cultural, desigualdade de renda e muito mais .

Como ele observaria em Meditações , as pessoas sempre foram pessoas e a vida sempre foi vida. Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas.

Mesmo assim, Marco Aurélio e os estóicos ainda encontraram uma maneira de serem bem-sucedidos, felizes, fortes, produtivos e bons, apesar de todas essas dificuldades. Nisso, devemos aprender com eles. A história da filosofia estóica está repleta de todos os tipos de personagens únicos com experiências únicas – de escravos a generais, de advogados a escritores, de filhas a médicos – que prosperaram em meio a adversidade e prosperidade.

Depois de mais de uma década escrevendo sobre os estóicos, mais recentemente com meu livro Lives of the Stoics, aqui estão sete lições que podemos tirar do mundo antigo e aplicar aos nossos tempos modernos.

1. Encontre um mentor

“Escolha um mestre cuja vida, conversação e rosto de expressão da alma o tenham satisfeito… Pois devemos realmente ter alguém segundo a quem possamos regular nosso caráter; você nunca pode endireitar o que está torto, a menos que use uma régua. ” – Sêneca

Apropriadamente, a história do estoicismo começa com o infortúnio. Em uma viagem mercante, Zeno naufragou. Ele perdeu tudo. Ele foi parar em Atenas, onde entrou em uma livraria e ouviu o livreiro lendo diálogos de Sócrates. Após a leitura, Zenão fez a pergunta que mudaria sua vida: “Onde posso encontrar um homem assim?” Isto é: onde posso encontrar meu próprio Sócrates? Onde posso encontrar alguém para estudar?

Naquele momento, Crates, um conhecido filósofo ateniense, estava passando. O livreiro simplesmente estendeu a mão e apontou. Você poderia dizer que foi predestinado. Os estóicos de anos posteriores certamente concordariam. De acordo com o antigo biógrafo Diógenes Laércio, Zenão brincou: “Agora que sofri naufrágio, estou em uma boa viagem” ou, de acordo com outro relato, “Você se saiu bem, Fortuna, levando-me assim à filosofia”, ele teria dito.

Quase todos os antigos estóicos tiveram um mentor formativo, vivo ou morto. Cleanthes tinha Zenão. Cato tinha Sarpedon. Sêneca teve Attalus. Epicteto tinha Musonius Rufus . Marcus Aurelius tinha Rusticus – que o entregou a Epicteto. Crisipo tinha Cleantes. Thrasea tinha Cato. Antípatro teve Diógenes. Panaetius tinha Caixas. Posidonius tinha Panaetius.

Os estóicos sabiam que a vida é difícil e requer ajuda. “Só os animais podem fazer isso sozinhos”, disse Marcus. Precisamos de orientação daqueles que estão mais à frente no caminho. Precisamos de mentores.

2. Não controlamos o que aconteceu, controlamos como respondemos

“A principal tarefa na vida é simplesmente esta: identificar e separar as coisas para que eu possa dizer claramente a mim mesmo quais são as coisas externas que não estão sob meu controle e quais têm a ver com as escolhas que eu realmente controlo. Onde então procuro o bem e o mal? Não às coisas externas incontroláveis, mas dentro de mim às escolhas que são minhas … ”- Epicteto

O discernimento mais poderoso de Epicteto como professor deriva diretamente de suas experiências como escravo. Embora todos os humanos sejam apresentados, em algum ponto, às leis do universo, quase desde o momento em que nasceu, Epicteto se lembrava diariamente de quão pouco controle tinha, até mesmo de sua própria pessoa. Ele adotou essa lição no que descreveu como nossa “ principal tarefa na vida ” – distinguir entre o que depende de nós e o que não depende de nós (em sua língua, ta eph hem, ta ouk eph hem ).

Depois de organizar nossa compreensão do mundo nesse balde preto e branco, o que resta – o que era tão central para a sobrevivência de Epicteto como escravo – é nos concentrarmos no que depende de nós. Nossas atitudes. Nossas emoções. Nossos desejos. Nossos desejos. Nossas opiniões sobre o que aconteceu conosco. Essas escolhas dependem de nós.

“Você pode amarrar minha perna”, diria Epicteto – na verdade, sua perna realmente tinha sido amarrada e quebrada – “mas nem mesmo Zeus tem o poder de quebrar minha liberdade de escolha”.

Esse é o seu “dom mais eficaz”, disse Epicteto – o poder de sempre controlar como você responde. Esse é o ingrediente da liberdade, qualquer que seja sua condição.

3. Seja diferente

“Isso nunca para de me surpreender: todos nós nos amamos mais do que as outras pessoas, mas nos importamos mais com a opinião delas do que com a nossa.” – Marco Aurélio

Se você deseja melhorar, disse Epicteto, se você deseja alcançar a sabedoria, você deve aceitar parecer estranho ou até mesmo sem noção de vez em quando.

Epicteto nos conta a história do estóico Agripino , que disse que todos nós somos fios de uma vestimenta – a maioria das pessoas era indistinguível uns dos outros, um fio entre incontáveis ​​outros. A maioria das pessoas ficava feliz em conformar-se, ser anônima, lidar com seu próprio papel minúsculo e não celebrado no tecido. Em um Império Romano que se entregou totalmente à avareza e à corrupção, a melhor estratégia teria sido se manter discreto, misturar-se para não chamar a atenção do governante caprichoso e cruel que detém o poder da vida e morte.

Mas para Agripino, esse tipo de compromisso era inconcebível. Apesar do que todo mundo estava fazendo, Agrippinus recusou-se a manter a discrição durante o reinado de Nero, recusou-se a se conformar ou reprimir seu pensamento independente. Por que fazer isso , perguntaram a Agripino, por que não ser como o resto de nós?

“Eu quero ser o tinto”, disse ele, “aquela porção pequena e brilhante que faz com que o resto pareça atraente e bonito. ‘Ser como a maioria das pessoas?’ E se eu fizer isso, como posso continuar a ser o vermelho? ” Anos mais tarde, haveria uma música de Alice in Chains, que diria em poucas palavras o que Agrippinus acreditava em seu coração: “Se eu não pudesse ser meu, me sentiria melhor morto”.

Falou bonito. E um lembrete para todos nós hoje. Abrace quem você realmente é, abrace o que o torna único. Seja vermelho. Seja a pequena parte que torna o resto brilhante.

Precisamos desesperadamente que você faça isso.

4. Valorizar a virtude

“Seja sábio e autocontrolado, e compartilhe da coragem e da justiça … a arte pela qual um ser humano se torna bom. Devemos fazer exatamente isso! ” —Musonius Rufus

Coragem.

Justiça.

Temperança.

Sabedoria.

Eles são os valores mais essenciais no estoicismo. “Se, em algum momento de sua vida”, escreveu Marco Aurélio, “você se deparar com algo melhor do que justiça, verdade, autocontrole, coragem – deve ser algo realmente extraordinário”. Isso foi há quase vinte séculos. Descobrimos muitas coisas desde então – automóveis, a Internet, curas para doenças que antes eram uma sentença de morte – mas encontramos algo melhor?

… do que ser corajoso

… do que fazer o que é certo

… do que moderação e sobriedade

… Do que verdade e compreensão?

Não, nós não temos. É improvável que algum dia o faremos.

Portanto, memorize essas quatro virtudes . Mantenha-os sempre perto de seu coração e mão. Aja sobre eles. Viva-os. Conte a todos que você encontrar sobre eles.

5. Se você não pode fazer o bem, pelo menos não prejudique

“Fazer mal é fazer mal a si mesmo. Fazer uma injustiça é fazer uma injustiça a si mesmo – isso te degrada ”. —Marcus Aurelius

Shakespeare, o grande observador dos estóicos, disse que o bem que fazemos na vida é facilmente esquecido, mas o mal que fazemos vive indefinidamente. Nenhum filósofo estóico ilustra este princípio mais do que Diótono .

Por volta da virada do primeiro século aC, ele cometeu o que só pode ser descrito como um crime injustificável. Ele falsificou dezenas e dezenas de cartas que enquadraram o filósofo rival Epicuro como um glutão pecador e maníaco depravado. Foi um ato de calúnia filosófica desprezível, e Diotimus foi rapidamente acusado.

Para uma escola que valorizava a lógica e a verdade tanto quanto o comportamento virtuoso, as ações de Diótono eram imperdoáveis. Sêneca , que escreve sobre todos os tipos de filósofos (incluindo os epicureus cerca de oitenta vezes em suas obras sobreviventes), nunca menciona o incidente. Seria, então, a única contribuição de Diótono para a história do estoicismo.

Musonius Rufus captou melhor a lição predominante quando disse: “Se você realiza algo de bom com trabalho árduo, o trabalho passa rapidamente, mas o bem permanece; se você faz algo vergonhoso em busca do prazer, o prazer passa rapidamente, mas o mesmo permanece. ”

6. O compromisso é a chave

“Ninguém pode me implicar na feiura. Nem posso sentir raiva de meu parente ou odiá-lo. Nascemos para trabalhar juntos como pés, mãos e olhos, como as duas fileiras de dentes, superiores e inferiores. Obstruir um ao outro não é natural. Sentir raiva de alguém, virar as costas para ele: são obstáculos. ” – Marco Aurélio

Cato , um dos estóicos mais alardeados e imponentes, construiu uma reputação e uma carreira com a recusa em ceder um centímetro diante da pressão. Recusou qualquer tipo de compromisso político, a ponto de quem o fez transformar o seu nome num aforismo: “O que espera de nós? Não podemos todos ser Catos. ”

Mas a inflexibilidade de Cato nem sempre serviu melhor ao bem público. Quando Pompeu – um dos maiores generais e forças políticas de Roma – voltou a Roma de suas conquistas anteriores, ele sentiu potenciais alianças com Cato. Os dois se enredaram no passado. Portanto, quando Pompeu propôs uma aliança de casamento com a sobrinha ou filha de Cato, Cato rejeitou e rejeitou rudemente.

“Vá e diga a Pompeu”, ele instruiu o intermediário, que “Cato não deve ser capturado pelos aposentos das mulheres.”

Como Rob Goodman e Jimmy Soni escreveram em “Rome’s Last Citizen ”, esta “foi uma oportunidade inigualável e imperdível”. Ao rejeitar a aliança dessa forma, Cato conduziu o poderoso Pompeu a uma aliança com César, que prontamente casou sua filha Júlia com Pompeu. Unidos e imparáveis, os dois homens logo derrubariam séculos de precedentes constitucionais.

Para Cato, transigir – fazer política com as leis fundamentais de sua nação em jogo – teria sido uma capitulação moral. Mas essa estratégia de tudo ou nada acabou em uma derrota esmagadora. Na verdade, ninguém fez mais do que Cato para se enfurecer contra a queda de sua República, mas poucos fizeram mais para que essa queda acontecesse.

7. Memento Mori

“Se todos os gênios da história se concentrassem neste único tema, eles nunca poderiam expressar totalmente sua perplexidade com a escuridão da mente humana … Ninguém entrega seu dinheiro aos transeuntes, mas a quantos cada um de nós distribui nossas vidas ! Temos os punhos rígidos com propriedade e dinheiro, mas pensamos muito pouco em perder tempo, a única coisa sobre a qual todos devemos ser os avarentos mais difíceis. ” —Seneca

Nascido com uma doença crônica que se agravou ao longo de sua vida, Sêneca estava constantemente pensando e escrevendo sobre o ato final da vida. “Vamos preparar nossas mentes como se tivéssemos chegado ao fim da vida”, disse ele. “Não vamos adiar nada. Vamos equilibrar os livros da vida a cada dia. Aquele que dá os últimos retoques em sua vida a cada dia, nunca falta tempo. ”

O mais interessante é que ele questionou a ideia de que a morte era algo que estava à nossa frente em um futuro incerto. “Este é nosso grande erro” , escreveu Sêneca , “pensar que ansiamos pela morte. A maior parte da morte já se foi. O tempo que passou, pertence à morte. ” Essa foi a grande descoberta de Sêneca – que morremos todos os dias e nenhum dia, uma vez mortos, pode ser revivido.

Portanto, devemos ouvir o comando que Marcus deu a si mesmo. “Concentre-se a cada minuto como um romano” , escreveu ele , “em fazer o que está diante de você com seriedade precisa e genuína, com ternura, boa vontade e justiça. E em se libertar de todas as outras distrações. ” A chave para esse tipo de concentração? “Faça tudo como se fosse a última coisa que você estivesse fazendo na sua vida.”

Esse é o poder do Memento Mori de meditar sobre sua mortalidade. Não se trata de ser mórbido ou assustar você. É dar a você poder. É inspirar, motivar, esclarecer, se concentrar como um romano no que está à sua frente. Porque pode muito bem ser a última coisa que você fará na vida.

Os estóicos eram filósofos, mas mais do que isso, eram praticantes. Eles não tinham espaço para palavras grandes ou grandes ideias, apenas coisas que o tornavam melhor aqui e agora. Como disse Marco Aurélio:

“Justiça, honestidade, autocontrole, coragem … não abra espaço para nada além disso – para qualquer coisa que possa desviá-lo do caminho, tentá-lo para fora da estrada e deixá-lo incapaz de se dedicar completamente para alcançar a bondade que é única Sua.”

voltar